Pesquisar neste blogue

domingo, 10 de janeiro de 2010

Energias renováveis


SOLAR
27-12-2009

Siemens apresenta nova geração de receptores solares


A Siemens lançou um novo receptor solar, o UVAC 2010 (Universal Vacuum Air Collector), que permite aumentar a produção termoeléctrica a partir da energia solar. Este equipamento é uma evolução do receptor UVAC que alcançou vendas recorde e constitui o componente chave para os colectores cilindro-parabólicos. Mais de 150.000 UVACs têm sido instalados com sucesso em centrais eléctricas comerciais. Recentemente, a Siemens adquiriu a Solel Solar System Lda., com os objectivos de aumentar o seu portefólio solar e reforçar a sua posição de mercado no sector promissor e orientado para o futuro das centrais solares termoeléctricas.

O UVAC 2010 caracteriza-se por uma absorção extremamente elevada de radiação solar, perdas reduzidas de calor e por uma área activa alargada, oferecendo às empresas dedicadas ao desenvolvimento de parques solares receitas maiores e custos operacionais mais baixos. Graças a revestimentos high-tech, o UVAC 2010 permite o aproveitamento máximo da energia solar, a qual é convertida em calor para produzir energia eléctrica. O bloco de potência e o sistema de captação solar equipado com receptores de alta eficiência constituem os componentes chave de cada colector cilindro-parabólico.

Este equipamento destaca-se pela emissividade melhorada (perdas de calor) que é possível graças aos avanços tecnológicos nos revestimentos espectralmente selectivos, assim como a um rácio melhor entre a área activa e o comprimento, o que permite uma maior exposição solar do receptor e um aumento proporcional da energia absorvida. Os seus baixos níveis de perda de calor – menos de 9 por cento – proporcionam uma taxa de maior eficiência para quem desenvolve sistemas de captação solar.

Até 2020, o mercado das centrais solares termoeléctricas terá taxas de crescimento de dois dígitos e atingirá um volume de mais de 20 mil milhões de euros. No futuro, as regiões de maior crescimento primário serão os EUA, África do Sul, Austrália, Espanha, Índia, África do Norte e Médio Oriente.

Os produtos e soluções para centrais solares termoeléctricas fazem parte do Portefólio Ambiental da Siemens. No ano fiscal de 2009, as receitas do Portefólio cifraram-se em cerca de 23 mil milhões de euros, tornando a Siemens no maior fornecedor do mundo de tecnologias amigas do ambiente. Durante o mesmo período, os nossos produtos e soluções permitiram aos nossos clientes uma redução das duas emissões de CO2 em 210 milhões de toneladas métricas.


O Sector Energy da Siemens é o líder mundial no fornecimento de toda a gama de produtos, serviços e soluções para a produção, transmissão e distribuição de energia e para a extracção, conversão e transporte de óleo e gás. No ano fiscal de 2008 (findo a 30 de Setembro), as vendas do sector Energy cifraram-se em aproximadamente 22,6 mil milhões de euros, a carteira de encomendas chegou a cerca de 33,4 mil milhões de euros e os lucros atingiram 1,4 mil milhões de euros. A 30 de Setembro de 2008, o sector Energy empregava cerca de 83,500 colaboradores. Para mais informações, visite: www.siemens.com/energy.

Fonte:http://www.energiasrenovaveis.com/DetalheNoticias.asp?ID_conteudo=351&ID_area=8

Sem comentários:

Enviar um comentário